23 de outubro de 2011

Palavra de Vida

             A Palavra de Vida usávamos numa aula todos mês e tentávamos colocar na nossa vida.

             

           O que é a Palavra de Vida ?

            

            É uma frase do evangelho comentada por Chiara Lubich onde procuramos viver no mundo todo esta Palavra que é feita em diversas línguas e de acordo com a idade. Temos a Palavra de Vida para crianças e adolescentes e outra para adultos.

          Vamos continuar a nos comprometer e  viver a “FRATERNIDADE  UNIVERSAL”para construímos um “MUNDO UNIDO”. 

Deixo aqui a Palavra de Vida que levava uma vez, todos os meses para a sala de aula e continua a nos unir sempre! Hoje me encontrei no Salão do Dimas com Priscila Paula e com a mãe de Leidiane. Foi muito bom! E é uma grande alegria reencontrar-me com meus ex-alunos. Depois quero uma foto das duas para colocar neste Blog de foto apenas, porém poderia ser de mais trocas de experiência e comunicação. Eu mesma estou recomeçando hoje, pois nunca mais tinha postado algo.

               Se quiserem colocar algum recado é só entrar com o e-mail e a senha do gmail. O meu e-mail:

                          moreira.mcp@gmail.com

                                                                          Grande abraço a cada um!
Foto: Conceição Pinheiro

«Segue-me!

                                   (Mt 9, 9)

Quando saía de Cafarnaum, Jesus viu um cobrador de impostos, chamado Mateus, sentado no posto de cobrança. Mateus estava a exercer um cargo que as pessoas consideravam odioso e que o identificava com os usurários e os exploradores, que enriqueciam à custa dos outros. Os escribas e os fariseus punham-no no mesmo plano dos pecadores públicos, a ponto de censurarem Jesus por ser «amigo de cobradores de impostos e pecadores» e por comer com eles .

Jesus, indo contra toda a convenção social, chamou Mateus a segui-Lo e aceitou jantar na sua casa, como faria mais tarde com Zaqueu, o chefe dos cobradores de impostos de Jericó. Ao pedirem-Lhe explicações sobre este comportamento, Jesus disse que Ele veio para curar os doentes, e não para os que têm saúde. Veio chamar, não os justos, mas os pecadores.

E o seu convite, desta vez, era dirigido precisamente a um deles: «Segue-me!».

Jesus já tinha dirigido esta Palavra a André, Pedro, Tiago e João, nas margens do lago. O mesmo convite, com outras palavras, dirigiu também a Paulo, no caminho de Damasco.

Mas Jesus não ficou por ali. Ao longo dos séculos continuou a chamar, para O seguirem, homens e mulheres de todos os povos e nações. E faz isso ainda hoje: passa na nossa vida, encontra-nos em lugares diferentes, de modos diferentes, e faz-nos sentir novamente o Seu convite a segui-Lo.

Chama-nos a estar com Ele, porque quer estabelecer conosco um relacionamento

pessoal, e, ao mesmo tempo, convida-nos a colaborar com Ele no grande projeto de uma humanidade nova.

Não se importa com as nossas fraquezas, os nossos pecados, as nossas misérias. Ele ama-nos e escolhe-nos tal como somos. É o Seu amor que nos irá transformar e dar a força para Lhe responder e a coragem para O seguir, como fez Mateus. E, para cada um, Ele tem um amor, um projeto de vida, um chamamento particular. Sentimos isso no coração, através de uma inspiração do Espírito Santo ou através de determinadas circunstâncias, de um conselho, de uma indicação de um amigo nosso… Embora manifestando-se nos modos mais variados, é a mesma Palavra que ressoa:

«Segue-me!».

Lembro-me quando, também eu, senti esse chamamento de Deus. Foi numa manhã frigidíssima de inverno, em Trento. A minha mãe pediu à minha irmã mais nova para ir buscar o leite, a dois quilómetros de casa. Mas estava muito frio e ela não foi. Também a minha outra irmã se recusou a ir. Então eu adiantei-me: «Vou eu, mãe», disse-lhe, e peguei na garrafa. Saí de casa e, a meio do caminho, aconteceu um facto um pouco especial: pareceu-me que o Céu se estava a abrir e que Deus me convidava

a segui-Lo. «Dá-te toda a Mim», ouvi no meu coração.

Era o chamamento explícito, a que desejei responder imediatamente. Falei disso ao meu confessor e ele permitiu que me desse a Deus para sempre. Era o dia 7 de dezembro de 1943. Jamais poderei descrever o que se passou dentro de mim, naquele dia: tinha desposado Deus. Podia esperar tudo Dele.

«Segue-me!».

Esta Palavra não se refere só ao momento determinante da decisão da nossa vida. Jesus continua a dirigi-la a nós, todos os dias. «Segue-me!», parece sugerir-nos perante os mais simples deveres quotidianos: «segue-me» naquela dificuldade a abraçar, naquela tentação a vencer, naquele trabalho a fazer…

Como responder-lhe concretamente?

Fazendo aquilo que Deus quer de nós no momento presente. O que traz consigo, sempre, uma graça particular. O que temos a fazer neste mês deve ser, portanto, entregarmo-nos à vontade de Deus com toda a decisão. Darmo-nos ao irmão e à irmã que devemos amar, ao trabalho, ao estudo, à oração, ao descanso, à atividade que devemos realizar. Temos que aprender a ouvir a voz de Deus no fundo do coração. Ele fala também através da voz da consciência. Esta diz-nos aquilo que Deus quer de nós em cada momento. Mas temos que estar prontos a sacrificar tudo o resto para o realizar.

«Faz com que Te amemos, ó Deus, cada dia um pouco mais. Mas, porque podem ser demasiado poucos os dias que nos restam, faz com que Te amemos, em cada momento presente, com todo o coração, toda a alma e todas as forças, naquela que é a Tua vontade».

Este é o melhor método para seguir Jesus.

                                             Chiara Lubich

                                                                      

Vela também:

Palavra de Vida - Jovens e adolescentes

 

 

 

Nenhum comentário:

Postagens populares